Ferramentas de SEO para o Google

As ferramentas inicias e básicas de SEO são: Google Analytics, Google Search Console, SEMrush, Yoast SEO e, claro, pesquisa por palavras-chave.

Essas ferramentas de SEO são indispensáveis e ajudam você a planejar, otimizar e acompanhar cada ação que acontece. Vamos conhecer cada uma delas:

O que é o GOOGLE ANALYTICS

Google Analytics é uma ferramenta que faz uma análise de dados do seu site e de aplicativos bastante ampla e oferece inúmeros recursos para avaliar o desempenho de suas estratégicas digitais.

Com o Google Analytics você tem facilidade para configurar e de integração com outros serviços como o Google Ads e Search Console.

Instalada corretamente, essa ferramenta monitora o perfil de quem acessa seu site, mostra as páginas mais acessadas, as conversões, os dispositivos, a localização do clique e muito mais.

Além disso, como Google Analytics você saberá o melhor horário para as suas ações, descobrir o porque um carrinho foi abandonado e descobrir quais são os dispositivos usados por seus visitantes.

Veja aqui o menu a esquerda:

  • Personalização: para criar e acessar relatórios ou alertas personalizados
  • Tempo real: dados coletados em tempo real, incluindo localização, origem do acesso, conversões e outras métricas
  • Público-alvo: informações de tráfego e navegação, como número de sessões, visualizações, taxa de rejeição, entre várias outras informações
  • Aquisição: dados relacionados à aquisição de usuário por meio de campanhas (Google Ads), tráfego orgânico, redes sociais e outros
  • Comportamento: relatórios de comportamento, como número de sessões, tempo de permanência, bem como o desempenho de conteúdos e velocidade das páginas
  • Conversões: relatórios e metas definidas pelo usuário, conversões em e-commerce e funis multicanal

Um verdadeiro aliado para novas ideias e soluções.

O que é o Google Search Console

O Google Search Console é uma outra ferramenta gratuita do Google. Ela te ajuda a monitorar a eficiência dos sites e páginas e dá mais visibilidade de sua página diante dos motores de busca.

Possui poderosas ferramentas para encontrar problemas no seu site e resolvê-los de forma rápida para que, assim, as pessoas encontrem seu site em poucos cliques.

Com o Google Search Console você consegue:

  • mais velocidade para carregar suas páginas
  • entender de onde vêm seu tráfego
  • identifica e corrige rapidamente os defeitos de HTML
  • traz melhoria na estratégia de backlinks
  • impulsiona os links internos
  • relatórios de cobertura
  • relatórios de sitemap
  • relatórios de links
  • relatórios de problemas de segurança
  • se você for mudar o endereço do seu site, é por meio dessa ferramenta que você deve avisar o Google

O que é o SEMrush?

SEMrush é uma ferramenta de marketing de busca (Search Engine Marketing), que dentre todas as suas funções, a análise de concorrência, é a mais famosa.

A análise de concorrência mostra as palavras-chave de qualquer site ou domínio e, assim, você analisa e identifica mais palavras-chave trazem mais tráfego para seu site ou página, seja pelo tráfego orgânico ou pelo Google Ads.

Também existe outras funcionalidades, como relatórios de erros do site, geração de relatórios analíticos, monitoramento de redes sociais, monitoramento de posicionamento, análise de links, gerenciamento de projetos etc.

Youtube Analytics

A versão analytics do Youtube, essencial para quem vê nos vídeos uma grande forma de negócio.

Para que serve o Ubersuggest e o Keywordtool?

O Ubersuggest e o Keywordtool servem para gerar listas e ideias de palavras-chave.

WooRank

O WooRank oferece boas ideias em informações básicas, que podem ser de grande ajuda para pessoas que estão aprendendo as técnicas de SEO.

Uma das maiores vantagens do WooRank é a sua praticidade. Esta ferramenta é gratuita e permite que seja feita uma análise de qualquer site e muito rapidamente ele entrega um relatório de SEO para você.

O WooRank também fornece dados sobre onde vêm os visitantes do site. E mais um ponto para esta ferramenta é o fato dela reunir dados das redes sociais, sejam curtidas, compartilhamentos, comentários entre as redes sociais.

Além disso, o WooRank oferece uma seção mobile, que permite otimizar o site para dispositivos móveis.

O que é o Yoast SEO?

O Yoast SEO é um dos plugins mais populares para WordPress. Yoast é a mais completa ferramenta para otimização de sites em WordPress, oferecendo diversas funcionalidades, como otimização de vídeos e também manuais com instruções para quem deseja aprender a fazer excelentes conteúdos em vídeo.

Sua versão gratuita, ele permite a criação de sitemaps, configuração de:

  • Templates com padrões para title
  • Description
  • URLs das páginas
    Além de:
  • Otimização dessas informações de forma individual, configuração de canonical tags, open graph e várias outras funcionalidades.
    Mesmo na sua versão gratuita, o Yoast SEO é bastante completo e é recomendável seu uso em sites e blogs em WordPress.

O que são e como encontrar as melhores palavras-chave para seu negócio?

Palavras-chave é como o usuário escreve o que quer buscar em um motor de busca. Ao pressionar SEARCH, ativam-se essas palavras-chave e uma lista de sites aparecem na tela, na ordem que é o resultado de uma série de fatores de ranqueamento, iniciando pelas páginas com melhor experiência.

Sendo assim, são essenciais para nos mostrar quem é a persona que está procurando tal termo.

O Google tem inteligência para entender erros de português e jogar na pesquisa com a palavra certa, exemplo: como curar a anciedade – o Google mostra: como curar a ansiedade.