O que é SEO?

Para colocar seu site, blog e páginas da web no topo das pesquisas orgânicas do Google, são usadas técnicas de SEO.

Usamos as técnicas de SEO para elevar o posicionamento de um site, colocando-o nas primeiras posições das pesquisas do Google, abaixo dos anúncios.

As páginas que estão nas primeiras colocações recebem mais cliques, resultando em um aumento de tráfego para o seu site.

Elaboramos um guia completo sobre SEO para você ficar por dentro:

SEO – Search Engine Optimazition – é um termo em inglês para otimização em mecanismos de busca.

O Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo. Milhões de pesquisas são realizadas todos os dias pelos usuários utilizando o Google. Para que sua página apareça na primeira página ou até mesmo entre as primeiras posições, é necessário ser visto com bons olhos pelo algoritmo do Google, ou seja, ter uma grande relevância para os termos buscados pelos usuários.

Se o Google entender que seu site dá uma boa experiência ao usuário, ou seja, uma boa leitura, (lembre-se que para isso seu site precisa estar de acordo com as técnicas e estratégias corretas de SEO) seu site vai ganhar mais autoridade e aparecer em posições mais altas.

E mais: não é apenas ter o melhor conteúdo em SEO livre de erros, de repetições, com as palavras-chave corretas e na posição correta. É também ser um site fácil de navegar, sem imagens pesadas e por aí vai. A lista de exigência é grande.

O que são motores de busca?

Motores de busca são sistemas que têm uma série de algoritmos que rastreiam, indexam e ranqueiam todos os conteúdos da internet, ou seja, os famosos sites de busca.

O objetivo do motor de busca é inserir a url do site em uma listagem da web e exibir para usuários que fazem pesquisas sobre os conteúdos relacionados. Se algum usuário buscar por algum termo relacionado ao seu negócio, o buscador exibirá a url em sua listagem com um título, uma descrição e um link levando para a página do site em questão. O título, a descrição e a url são conhecidos como SERPS.

Google, Bing, Yahoo! são os principais motores de busca, onde 93% das pesquisas são realizadas no Google.

Como funcionam os sites de busca?

O Google, por exemplo, faz uma dezena de processos acontecerem como um passe de mágica em apenas uma fração de segundo!

1ª etapa: Crawling

Crawling é o rastreamento de todos os conteúdos na web que o usuário deseja buscar. Quem faz isso são os robôs. No Google são chamados de Googlebot.

2ª etapa: Indexação

Indexação é quando todas essas páginas são indexadas, ou seja, vão para o índice, um tipo de “biblioteca“ geral dos conteúdos da web. No índice, as páginas são organizadas de acordo com a palavra-chave e o tempo de carregamento da página.

3ª etapa: Ranqueamento

Ranqueamento é a ordem que os Googlebots (robôs do Google) colocam de acordo com os sites que ele definiu como os melhores na etapa de Indexação naquele momento da pesquisa.

No ranqueamento vemos os resultados de SEO. A classificação é definida de acordo com a melhor correspondência da palavra-chave e outros fatores de ranqueamento. Assim, o Google define em até meio segundo, até menos, a melhor experiência do usuário e coloca na ordem.

Fatores de Rankeamento

São mais de 200 fatores de ranqueamento que o site precisa provar ao Google que tem a melhor experiência aos usuários e aparecer nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page).

O Google não revela abertamente quais são todos esses 200 fatores de rankeamento. Mas, de maneira geral, sabemos que esses fatores de ranqueamento de dividem em 2 grupos: ON PAGE e OFF PAGE.

Dentre esses mais de 200 fatores, o Google foca em três principais para as buscas locais: relevância, proximidade e destaque.

Esses fatores são analisados e combinados para entregar a melhor resposta. Vamos explicar melhor agora cada um desses fatores:

Relevância

O critério de relevância considera a correspondência entre a palavra-chave da busca e o produto ou serviço que o negócio oferece. Se busca por floriculturas, por exemplo, o usuário não quer ver lanchonetes gourmet, certo?

Por isso é tão importante preencher o cadastro do Google Meu Negócio com todas as informações possíveis, já que é lá que o Google faz essa correspondência.

Por exemplo, se o usuário buscar por “churrascarias rodízio” o Google apresentará apenas as churrascarias que possuem rodízio.

Proximidade

O critério de proximidade se refere à distância do estabelecimento em relação à localização do usuário ou aos termos de busca geográfico que ele colocar na pesquisa.

O Google entende que os melhores resultados são aqueles mais próximos.

Proeminência (destaque)

O critério de destaque avalia se a empresa é popular na sua região.

Se o negócio não tem uma presença online tão forte, mas é uma marca bastante conhecida e utilizada fora da internet, ela pode ganhar uma melhor classificação.

Desde que contem com avaliações e notas positivas dos usuários no Google Meu Negócio, além das otimizações tradicionais de SEO on page e SEO off page que veremos a seguir.

Quanto mais confiança o Google tiver no seu negócio, com base nesses elementos, melhor será o seu ranqueamento local.

Qual é a diferença entre SEO ON PAGE e OFF PAGE?

SEO ON PAGE e OFF PAGE são uma dupla indispensável para se sair bem nas SERPs (Search Engine Results Page). São um conjunto de técnicas que, quando aplicadas, fazem o seu site ganhar valiosas posições nos buscadores.

SEO on page

SEO ON PAGE é quando visamos as inserções de palavras-chave estratégicas para levar o usuário a encontrar o seu site nas pesquisas orgânicas.

Dentro do SEO ON PAGE, encontramos os seguintes elementos:

Title Tag

Title tag nada mais é do que o seu título. Exemplo: Se você tem uma loja de carros usados em Campinas, o title tag ideal é: LOJA DE CARROS USADOS EM CAMPINAS. No caso de um e-commerce, o local não influencia.

Por isso, escolher seu título com uma palavra-chave com bom volume de busca e, se possível, de baixa concorrência.

URL

A URL, mais conhecida como “endereço da web” também é fundamental. Toda URL deve ter palavras-chave, keywords, que especifiquem o tipo de informação que o usuário vai encontrar nela.

Exemplo ruim:
www.seudominio.com.br/gdoebRub86bey

Esse monte de letras e números (/gdoebRub86bey) após o domínio do site não nos diz nada.

Exemplo bom:
www.seudominio.com.br/aprenda-on-page

Aí sim temos um endereço que mostra o porquê de existir.

Meta description

A meta description é o descritivo resumido do seu site. Aparece bem abaixo do título principal.

É um texto pequeno que vende o seu site em uma pequena batida de olho do usuário. Portanto, que seja conciso e direto que caiba em 320 caracteres, mas é bom ter menos que isso.

Sitemap

Sitemap é o mapa do seu site. Ele ajuda os robôs buscadores a encontrar seu site, facilitando assim a indexação e o ranqueamento.

Deve ser inserido em formato .xml e, além de mostrar a estrutura do site, mostra também quando foi feita a mudança mais recente do site, sua URL, sua prioridade em relação as demais páginas e com que frequência a página muda.

Palavras-chave

Palavras-chave certas são as estratégias mais importantes em SEO. É a principal atração para um buscador.

Imagens para SEO

Os robôs não sabem ler imagens, mas isso não as torna menos relevantes. São importantes e te fazem se destacar na SERP.

Para identificá-las, o Google “lê” em HTML, como o nome da imagem e e <alt>. Imagens pesadas demais fazem seu site não subir no ranqueamento, para isso, imagens entre 800 e 1000 pixels são ideais.

Para ajudar o Google a ler a sua imagem, é importante incluir um texto alternativo, que inclusive ajuda também deficientes visuais. Esse texto alternativo deve ser um descritivo da imagem e, se possível, contendo no descritivo a palavra-chave.

INSERIR UMA IMAGEM DE ONDE INCLUIR AS IMAGENS NO GOOGLE, TIPO ESSA

O conjunto de todos esses elementos fazem o Google entender sobre o que se trata essa imagem e pode indexá-la no Google Imagens. Assim, você pode conseguir aí mais uma fonte de cliques.

Heading Tags

Heading tags <H1>, <H2>, <H3>… são o tamanho dos títulos e subtítulos. Aqui mesmo nessa página você pode perceber que o título e os demais tópicos têm tamanhos diferentes, obedecendo uma hierarquia do seu texto.

H1 deve ser o título – convencer o usuário a ler o texto

H2 em diante devem estar em um peso menor porque são complementos do título.

Portanto, é fundamental que a ordem das headings tags seja respeitada.

Textos

Certamente você já passou por isso, clicou em um site e sua resposta não estava lá. Portanto, seu conteúdo vinculado à palavra-chave é imprescindível.

E nada de parágrafos longos, palavras difíceis ou termos técnicos, a não ser que seja conteúdo voltado apenas para especialistas.

Links internos

Links internos é o que temos, também, aqui nessa página. São links de jogam o internauta para outros links daqui mesmo e o ranqueamento adora isso, veja os motivos:

  • Melhor experiência no seu site;
  • Facilita a identificação de novas páginas para os buscadores;
  • Cria conexão entre as páginas de um mesmo site e isso mostra para o Googlebot que seu site é rico em informações.

Ckecklist SEO ON PAGE

Title tag – Identifica um site ou conteúdo

URL – Endereço web de uma página

Meta description – Resumo de um site ou conteúdo

Sitemap – Mapa do site em formato .xml

Palavras-chave – Termos usados para atrair leitores interessados em temas específicos

Imagens – Fotos, desenhos ou gráficos que enriquecem um conteúdo

Headings – Títulos em formato <H1>, <H2>, <H3>…. usados para hierarquizar a informação

Textos – Conteúdo escrito e publicado

Links internos – URLs inseridas junto a palavras-chave e que direcionam para outros conteúdos dentro de um site

SEO OFF PAGE

SEO OFF PAGE se relaciona com o que está fora do seu site, lembrando que o SEO ON PAGE se relaciona com tudo o que está dentro do seu site. Mas, como fazer isso se está fora do site?

Você vai entender com os tópicos abaixo:

Texto âncora

Texto âncora é um conteúdo visível e clicável em um hiperlink que vai para fora do seu site. Geralmente é um texto sublinhado em azul, mas pode-se alterar a cor.

O texto âncora deve fornecer aos mecanismos de pesquisa e aos usuários informações relevantes sobre o link que será clicado. Um exemplo disso é esse hiperlink aqui, que explica de forma bem mais detalhada o que é um texto âncora, conforme a definição do MOZ.

https://neilpatel.com/br/blog/seo-on-page-e-off-page/

Credibilidade

A qualidade dos links é avaliada pelos motores de busca. Sendo assim, considere os links como sites que estão há bastante tempo no ar, que tenham selos e certificações SSL e com domínios confiáveis.

Contexto

Antes vamos entender brevemente o que é black hat SEO.

Black hat SEO é uma prática de SEO que não leva em conta os princípios de recomendação do Google, ou seja, e uma péssima forma de se trabalhar. E trabalhando assim, você está sujeito às penalizações do Google.

É simples assim: é como se você não existisse, e não queremos que isso aconteça, queremos as primeiras posições da busca orgânica do Google, não é mesmo?

Conheça aqui as penalidades do Google:

Uma das características da prática de black hat SEO é quando o link juice (links destinados a aumentar o ranking nos mecanismos de busca) é obtido a qualquer custo.

Outro exemplo é quando há SPAM em comentários de blogs para ganhar backlinks.

Ou seja, links de uma certa categoria que vêm de outros links sem nenhuma relação. É como você tivesse uma loja de portas e janelas e recebesse links de loja de celulares.

O Google percebe isso e penaliza quem recebe e quem manda os backlinks.

Menções

O Google é capaz de ranquear um site por links e também por citações. Ou seja, se algum site sobre marketing digital usar o seu site em seu conteúdo, seu site ganhará pontos positivos na SERP.

Ckecklist SEO ON PAGE

  • Texto âncora – Texto no qual um link é inserido
  • Credibilidade – Reputação de um site perante os motores de busca
  • Contexto – Relação de um site com o conteúdo linkado
  • Menções – Citações nominais de uma marca sem link

Aplicando estratégias de SEO

Para começar uma estratégia de SEO, o conteúdo do seu site ou blog precisa ser relevante, ou seja, conter todas as informações necessárias para quem vai procurar uma informação que estará na sua página.

Tão importante quanto o conteúdo, você também precisa de paciência porque o retorno não é imediato, você começa a ver os resultados no médio e no longo prazo.

Siga essas orientações e veja os primeiros passos de SEO:

Defina seu objetivo

O SEO pode oferecer:

  • Aumento o tráfego orgânico
  • Gerar leads
  • Converter vendas
  • Reduzir o CAC – Custo de Aquisição de Clientes
  • Aumento da sua marca

Definir para quem é a sua página

Também conhecido como definição de persona. Para quem é sua página ou seu produto? Para quem você vai usar essas estratégias? Quem você quer atrair?

“Persona” é um representante fictício do seu cliente ideal. Ele tem dúvidas, dores e necessidades reais e você precisa resolver tudo isso. Você consegue saber quem é a sua persona com base real de quem é o cliente por meio de questionários e entrevistas.