Tipos de pesquisas no Google

Conheça agora os tipos de busca no Google:

  • Navegacional
  • Transacional (Google Shopping)
  • Informacional
  • Local
  • Músicas (ele já mostra o vídeo no YouTube e a letra da música)
  • Além de notícias, músicas, pesquisas acadêmicas, vídeos, imagens, institucionais etc.

Vamos conhecer mais a fundo cada uma delas:

O que é pesquisa Navegacional no Google?

Pesquisa navegacional é quando o usuário abriu o Google já sabendo o que quer encontrar e onde quer encontrar. Então ele digita o site que quer ver a informação:

O que é pesquisa Transacional no Google?

Pesquisa transacional é quando o usuário pesquisa um produto porque tem a intensão de compra. Essa busca pode direcionar a pessoa e leva-la diretamente ao link de compra.

O que é pesquisa Informacional no Google?

Pesquisa informacional é quando usuário quer se informar, ou seja, quer saber mais a fundo sobre determinado assunto. Pode ser o começo de uma pesquisa que será finalizada com a compra de um produto, veja abaixo:

Aqui o usuário pode estar no início de uma pesquisa sobre cães com a intensão de compra ou de adoção.

O que é pesquisa Local no Google?

Pesquisa local é quando o usuário coloca um local em sua busca. Muito comum as buscas locais serem de restaurantes, hotéis, cinemas, escolas, entre outros tipos de estabelecimentos. Veja abaixo:

Quais são os tipos de palavras-chave?

Palavras-chave são as tão faladas keywords. São o principal instrumento de uma pesquisa, com termos que contêm uma ou mais palavras que formam uma busca em um buscador.

Ao definir uma palavra-chave para uma determinada página do seu site, você mostra ao Google que esse assunto faz parte do seu conteúdo.

Por exemplo: o usuário quer uma floricultura na Vila Mariana. Então ele vai lá e digita “Floricultura Vila Mariana“ – veja que esta pesquisa é um tipo de pesquisa local, como já vimos anteriormente.

Assim, o buscador disponibiliza ao usuário os melhores resultados.

Além dos anúncios, na pesquisa orgânica, as floriculturas que estiverem bem posicionadas com essa palavra-chave e corresponderem a essa pesquisa, serão as opções que o usuário verá.

Para chegar nesse resultado, já falamos sobre os critérios de ranqueamento, analisando o SEO do site e o posiciona na ordem em que ele definiu que o usuário terá a melhor experiência.

O que são palavras-chave Head Tail?

Palavras-chave head tail, ou palavras de cauda curta, são palavras de busca que o usuário usa de maneira assertiva. Contém no máximo 2 palavras.

Por serem muito mais genéricas do que as palavras-chave long tail, que veremos a seguir, os termos possuem alta procura no volume de busca e a concorrência entre páginas com conteúdos diferentes acaba sendo maior.

Exemplo de palavras-chave head tail: flores. Ou flores amarelas. São palavras que abrangem inúmeras floriculturas, sites acadêmicos, supermercados… têm busca e concorrência grandes e dificultam o ranqueamento.

O que são palavras-chave Long Tail?

Palavras-chave long tail são as chamadas palavras de cauda longa. São mais especificas e costumam ser usadas no final da procura, quando o usuário já sabe o que procura.

Esse tipo de palavra-chave tem mais de 2 palavras e traz melhores resultados, mais assertivos e específicos. Vamos dar o mesmo exemplo de flores que demos acima:

Exemplo de palavras-chave long tail: flores para casamento à tarde. Ou flores de campo para casamento à tarde. São palavras que explicam mais o que o usuário deseja, a busca é menor e favorecem o ranqueamento do seu site pelo Google.

Quais são as ferramentas para palavras-chave?

As ferramentas para palavras-chave são essenciais no planejamento estratégico de SEO e facilitadoras na hora de identificar uma palavra-chave.

Algumas ferramentas para palavras-chave são gratuitas e muito usadas:

  • Planejador de palavras-chave do Google Ads
  • Ubersuggest
  • Keywordtool
  • AnswerThePublic
  • Google Trends

Para que serve o planejador de palavras-chave do Google Ads?

O planejador de palavras-chave do Google Ads serve para verificar o volume de buscas e o custo por clique.

Para que serve o Ubersuggest e o Keywordtool?

O Ubersuggest e o Keywordtool servem para gerar listas e ideias de palavras-chave.

Para que serve o AnswerThePublic?

O AnswerThePublic serve para detalhar a intenção de busca do usuário encurtando o caminho [ara quem quer gerar tráfego, leads e vendas.

Para que serve o Google Trends?

O Google Trends serve para verificar as tendências de busca pelos termos que você pretende usar como palavra-chave.

Outras ferramentas para palavras-chave são pagas e bastante eficientes também.

  • SEMrush
  • Ahrefs
  • Moz

Todas essas ferramentas para procura de palavra-chave vão te ajudar a levantar muitas ideias e informações relevantes.

O que é e como funciona o SEO Técnico?

SEO Técnico é uma parte importante do SEO on page, que são todas as melhorias internas na estrutura interna do seu site, ou seja, os códigos e as arquiteturas que, se melhorados, tornam o site mais rápido, rastreável e indexável.

Para otimizar o SEO técnico, alguns elementos são fundamentais. São eles:

  • SITEMAP
  • Robots.txt
  • UX (User Experience)
  • Velocidade de carregamento (Pagespeed)

Vamos conhecer mais a fundo cada um deles a seguir.

O que é SITEMAP?

Sitemap é um documento de texto, como se fosse um esqueleto, de todas as páginas de um site. Sitemap serve para que os buscadores leiam a estrutura do site para que localizem e indexem as URLs com muito mais facilidade.

Os sitemaps facilitam, e muito, a vida dos robôs e garantem que todas as páginas sejam indexadas. Depois de criado o seu sitemap, manualmente ou através de ferramentas, você pode enviá-lo pelo Google Search Console.

O que é Robots.txt?

Robots.txt é um arquivo de texto que fica dentro do servidor do site (por exemplo, https://ghetti.com.br/robots.txt) e indica aos robôs de buscadores se podem (ou não) indexar partes de um site.

É até comum acontecer do site estar no ar, mas nenhuma página é exibida no Google, mesmo buscando pelo nome da empresa. Isso acontece porque ele foi indicado aos robôs dos buscadores, o Robots.txt, para que nenhuma página seja indexada.

Provavelmente, o arquivo contém o user-agent e as instruções disallow e/ou allow. Geralmente um arquivo de robots.txt possui a seguinte estrutura:

User-agent: *
Allow: /
Sitemap: http://www.example.com/sitemap.xml

No caso de sites que não estão indexando no Google, o arquivo pode ter sido configurado indicando que nenhuma página deve ser rastreada, como no exemplo abaixo, que não deve ser usado:

User-agent: *
Disallow: /

Após criar seu robots.txt e publicar no servidor do site, você pode usar esta ferramenta do Google para testar se o arquivo está ok. É recomendável que todo site possua um Robots.txt configurado, porém não são todas as situações que devem ser usadas com o Robots.txt.

Mas, algumas páginas que não devem ser acessadas pelo público de forma alguma, como as páginas de login, por exemplo. Para isso, utilize o comando dentro de sua seção .

Além de ser mais seguro, essa é a forma recomendada e mais garantida de um conteúdo não indexar nos buscadores. É importante conhecer o Robots.txt para que saiba como agir caso suas páginas não estiverem aparecendo na SERP. Elas podem estar lá equivocadamente.

O que é UX – User Experience?

User Experience é um conceito utilizado no desenvolvimento de sites que centralizam as medidas nas ações e respostas que os usuários dão ao navegar no seu site. Para que a experiência do usuário – User Experience – seja positiva, seu site precisa ter essas características:

  • Acessível
  • Desejável
  • Utilizável
  • Confiável
  • Valioso
  • Útil
  • Localizável

O que é velocidade de carregamento – Pagespeed?

Velocidade de carregamento, ou Pagespeed, simplesmente é um dos principais critérios para a classificação de um site. Já sabemos que a velocidade é um dos fatores de ranqueamento, seja em buscas no desktop ou em tablets e celulares.

Não será o Pagespeed bom que vai garantir você no topo das pesquisas orgânicas, mas um Pagespeed ruim, certamente seu site não chega lá.

Para que servem as Auditorias de SEO?

As auditorias de SEO, dentro do SEO Técnico, identificam problemas de rastreamento, carregamento, usabilidade entre outros erros que atrapalham a navegação do usuário no seu site, e, consequentemente, seu ranqueamento.

Geralmente as auditorias apontam:

  • Links quebrados (erro 404 e de servidor)
  • Erros de rastreamento
  • Erros de redirecionamento
  • Conteúdo duplicado
  • Páginas bloqueadas (robots.txt, noindex, nofollow)
  • Páginas com carregamento lento

Uma ferramenta bem completa é a Screaming Frog. Além de tudo isso acima, em sua versão paga, oferece também:

  • Integração com o Google Analytics e Search Console
  • Renderiza sites e estruturas dinâmicas em javascript
  • Valida dados estruturados

O que é SEO Local?

Para mostrar resultados de pesquisas locais, o Google procura entender a intenção da busca local do usuário e prioriza onde ele se encontra no momento da busca, ou seja, prioriza os resultados na região em que ele está localizado.

Exemplo: se ele digitar “floricultura“ ou “floricultura próxima“, o Google considera a localização do usuário no momento da busca. Assim, ele traz o endereço do estabelecimento mais próximo em primeiro lugar, organicamente. Melhor ainda se o estabelecimento aparecer marcado no mapa, localizado no topo da página.

Portanto, pense sempre nas seguintes variações e use palavras-chave locais desse modo:

  • Termos que identificam o seu estabelecimento. Exemplos: floricultura, flores, flores vermelhas
  • Modificadores dos termos. Exemplos: melhor floricultura, floricultura barata
  • Modificadores geográficos. Exemplos: floricultura em Ribeirão Preto, floricultura no centro

Conheça agora um recurso valioso para o SEO Local: o Google Meu Negócio

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é o principal fator de ranqueamento no SEO Local. Ele é um box com os 3 principais resultados, veja abaixo:

Para aparecer no local pack, você precisa cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. Preencha o nome, endereço telefone, horário de atendimento… e não para por aí: receber avaliações, responder aos usuários, inserir fotos, informar mais detalhadamente o que faz: tudo faz parte do Google Meu Negócio.

Para aparecer no Google Meu Negócio, saiba que o Google prioriza exibir os negócios que tenham o máximo de informação, especialmente com mais reviews e notas altas.